terça-feira, maio 18, 2010

Guitarrista Slash lamenta pelo Twitter incêndio no Instituto Butantan.


O guitarrista Slash, ex-Guns n' Roses, lamentou na tarde de ontem, em seu microblog Twitter, o incêndio que atingiu o prédio de coleções do Instituto Butantan, na zona oeste de São Paulo, no último sábado (15).

O músico classificou o incêndio que destruiu grande parte da maior coleção de cobras do mundo como "uma notícia muito trágica". A Secretaria Estadual de Saúde ainda não divulgou um balanço do que foi destruído pelo fogo, mas o acervo guardava cerca de 80 mil serpentes e 500 mil artrópodes, como aranhas e escorpiões.


Segundo a bióloga Myriam Calleffo, que trabalha no instituto, os livros tombos, que trazem dados de espécies coletadas desde o primeiro animal registrado no acervo do Prédio das Coleções, não foram queimados. Eles trazem a identificação das espécies coletadas, quem as coletou, quando e onde, entre outros detalhes.

Ontem, foi liberada entrada de pesquisadores em parte do prédio para a retirada de alguns exemplares da coleção científica que foram encontrados no chão. Eles foram removidos para outros prédios do instituto até que seja feita a identificação e a nova catalogação dos animais.

O guitarrista sempre afirmou ser apaixonado por cobras. Em 1992, em uma passagem pela cidade de São Paulo, ele visitou o Instituto Butantan, onde chegou a tirar veneno de cobra.