Nicky Wire, baixista do Manic Street Preachers, disse que o Aerosmith é a grande influência no novo álbum da banda, ainda sem data para sair. O grupo já está gravando o sucessor de "Journal For Plague Lovers" (2009).
Em entrevista à rádio XFM, Wire disse que, enquanto o disco de sua banda "Send Away The Tigers" (2007) foi comparado ao álbum do Aerosmith "Permanent Vacation" (1987), o novo registro "será nosso 'Pump'".
Lançado em 1989 pelo Aerosmith, "Pump" foi aclamado pela crítica e fãs, e trouxe sucessos como "Love In An Elevator", "Janie's Got a Gun" e "Monkey on My Back". "Vai ser um disco incrível", disse Wire sobre o novo trabalho do Manic Street Preachers.
No ano passado, "Journal For Plague Lovers" chegou a ser censurado em quatro grandes supermercados britânicos por causa de sua capa, que foi considerada "ofensiva" pelas empresas. A imagem que aparece na capa é uma pintura de 2005 de Jenny Saville, intitulada "Stare", e mostra um garoto com uma marca escura de um lado do rosto.
O último álbum, o nono trabalho de estúdio da banda, traz letras de Richey Edwards, antigo guitarrista da banda desaparecido em 1995 e declarado "morto" oficialmente em novembro de 2008.