segunda-feira, maio 03, 2010

"Homem de Ferro 2" lidera bilheterias no fim de semana e é maior abertura do ano no Brasil.

Na esteira da tendência internacional, "Homem de Ferro 2" foi o filme mais visto neste fim de semana no Brasil, com cerca de 855 mil espectadores. Dirigida por Jon Favreau e estrelada por Robert Downey Jr., a sequência da franquia produzida em parceria pela Paramount e Marvel Entertainment estreou na sexta (30), com 575 cópias em circulação. É a maior abertura - público do primeiro fim de semana em cartaz - de filme convencional, em 2D, do ano no país. E a segunda maior abertura da história da Paramount aqui.
Nos corredores da Paramount, dentro e fora dos Estados Unidos, ninguém fala sobre o assunto. Aliás, é proibido. Mas a ideia de lançar "Homem de Ferro 2" em 52 territórios antes da estreia americana não é apenas uma simples estratégia. O motivo é simples: A Copa do Mundo 2010. Os territórios em questão, incluindo o Brasil, são países em que o esporte mais popular é o futebol. O objetivo é manter o filme em cartaz por mais tempo e evitar que o êxodo das salas de cinema provocado pela transmissão dos jogos prejudique sua performance em termos de público.


Bilheteria no mundo


Segundo a Variety, a bíblia da indústria americana de cinema, a Paramount e a Marvel Enternatinment lançaram a sequencia em 6.764 telas em 53 territórios, nos quais ficou em primeiro lugar em 52 deles. Segundo as primeiras estimativas, o filme arrecadou quase US$ 100 milhões no primeiro fim de semana em cartaz.

A sequencia superou o primeiro episódio da série de filmes nos 53 territórios por uma margem de 26%, tendo por base as moedas locais.

"Homem de Ferro 2" ficou em primeiro lugar no Reino Unido, com arrecadação de US$ 12,2 milhões em 528 telas e a Coréia do Sul, com US$ 10, 8 milhões em 855 telas. Na Rússia, o filme tornou-se a aventura de ação com melhor abertura da história do cinema, com US$ 8,2 milhões em 650 salas.
Na próxima sexta, o filme entrará em cartaz nos EUA e em outros territórios, como China e Alemanha. O lançamento no Japão está marcado para 11 de junho.