Nos corredores da Paramount, dentro e fora dos Estados Unidos, ninguém fala sobre o assunto. Aliás, é proibido. Mas a ideia de lançar "Homem de Ferro 2" em 52 territórios antes da estreia americana não é apenas uma simples estratégia. O motivo é simples: A Copa do Mundo 2010. Os territórios em questão, incluindo o Brasil, são países em que o esporte mais popular é o futebol. O objetivo é manter o filme em cartaz por mais tempo e evitar que o êxodo das salas de cinema provocado pela transmissão dos jogos prejudique sua performance em termos de público.
Bilheteria no mundo
Segundo a Variety, a bíblia da indústria americana de cinema, a Paramount e a Marvel Enternatinment lançaram a sequencia em 6.764 telas em 53 territórios, nos quais ficou em primeiro lugar em 52 deles. Segundo as primeiras estimativas, o filme arrecadou quase US$ 100 milhões no primeiro fim de semana em cartaz.
A sequencia superou o primeiro episódio da série de filmes nos 53 territórios por uma margem de 26%, tendo por base as moedas locais.
"Homem de Ferro 2" ficou em primeiro lugar no Reino Unido, com arrecadação de US$ 12,2 milhões em 528 telas e a Coréia do Sul, com US$ 10, 8 milhões em 855 telas. Na Rússia, o filme tornou-se a aventura de ação com melhor abertura da história do cinema, com US$ 8,2 milhões em 650 salas.
Na próxima sexta, o filme entrará em cartaz nos EUA e em outros territórios, como China e Alemanha. O lançamento no Japão está marcado para 11 de junho.