domingo, maio 23, 2010
Com muita dança e pouco canto, Chris Brown agita Porto Alegre.
Assim como nos shows anteriores da turnê Fan Appreciation no Brasil, a passagem do cantor americano Chris Brown por Porto Alegre foi rápida. Em pouco mais de uma hora, Brown apresentou muita dança, músicas encurtadas, muitos samplers e alguma exibição de seus talentos vocais ao público que compareceu ao Pepsi On Stage, na zona norte da capital gaúcha, para o show na noite desse sábado (22).
A festa em Porto Alegre começou por volta das 22h40, com a apresentação do trio de rappers gaúchos SevenLox, que em pouco menos de 30 minutos agitaram o público com sua música cheia de influência do Hip Hop americano. Às 23h07, quando o show de abertura acabou, a casa parecia apenas meio lotada - o público era bem inferior as 4 mil pessoas esperadas pela organização do evento.
Contudo, o fraco público e as notícias dos shows anteriores de Brown no Brasil parecia não desanimar os gaúchos. As fãs Katielen Marques, 18 anos, e as primas Cristina Rauber, 18 anos, e Luana Rauber, 17 anos, que vieram de Taquara, no interior do Rio Grande, aguardavam ansiosamente para ver o curioso ídolo. "A gente gosta dele porque ele bateu na Rihanna", disse Cristina, admitindo odiar a ex-namorada de Brown. Em termos artísticos, o trio esperava animadamente ver o talento de dançarino do americano. "A gente veio ver ele dançar", disse Cristina. "Ele dança muito", emendou Luana. Certamente, o que viria em seguida não as decepcionaria nesse sentido.
Um festival de câmeras digitais e celulares aguardava ansiosamente pela entrada de Brown quando o telão do palco iniciou contagem regressiva às 23h33. Após seis segundos, quatro dançarinos entram no palco em frente a um clipe de um discurso do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama. Quando a imagem sai do ar, Brown entra com um salto dos fundos do palco para perto do público, causando grande comoção na casa.
Logo de cara, Brown cantou o hit Wall to Wall, levando o público à loucura. Na música seguinte, Gimme That, o cantor deixou claro qual seria a marca do show ao se apoiar em gravações em playback e passar a maior parte do tempo dançando. Contudo, a plateia pareceu não se importar muito e vibrou intensamente ao término da música, puxando o coro de "Cris Brown, Cris Brown". O americano retribuiu o carinho perguntando se eles "queriam festejar hoje à noite".
E o tom da primeira metade do show foi praticamente o mesmo, muita dança e Brown se apoiando em samplers - especialmente nos refrões - em uma música atrás da outra, enquanto a animação da casa ia diminuindo. Somente antes da música Sex, se viu uma nova explosão do público, especialmente das meninas. Brown pede a uma delas - certamente a mais invejada da noite - para subir ao palco e se deitar em um sofá enquanto ele, sem camisa, canta e dança sensualmente ao seu redor. No fim do número, as luzes se apagam e fica a impressão de Brown beijou a ajudante gaúcha.
Após Take U Down e Kiss Kiss, que surpreendentemente não animou muito o público, o DJ de Brown assume o show e toca a sequencia mais animada da noite até então, Poeira, de Ivete Sangalo, e os sucessos do Black Eyed Peas I Gotta a Feeling e Boom Boom Boom, enquanto Brown novamente exibia todo o seu talento na dança ao lado de seus acompanhantes de palco.
A quebra na sequencia de músicas de Brown pareceu fazer bem ao show. Na música seguinte, Crawl, a qual o cantor começou rastejando no palco, ele dispensou o apoio dos dançarinos, voltou cantando mais e recebeu uma reação mais calorosa do público. Em seguida, ele cantou as românticas Say Goodbye, With You e No Air . Para finalizar a noite, Brown chamou de volta seus dançarinos ao palco e cantou Forever. Ao fim da música, pela primeira vez na noite, o cantor dispensou o apoio eletrônico e repetiu o refrão apenas acompanhado pelos fãs.
Eram apenas 0h35 quando Brown deixou o palco para não mais voltar. Talvez ciente de que o americano não realizou o tradicional "bis" nos outros shows, os gaúchos até ensaiaram um coro de "Cris Brown, Cris Brown", mas logo foram se encaminhando para as saídas.
No fim, o show teve uma reação mista do público. Para Larissa Puchalski, 16, a duração foi o único problema. "Eu gostei bastante, só achei curto", disse a menina. "Ficou melhor no fim, no início ele ficou dançando muito. É muito exibicionista", adicionou o namorado, Rafael Pantaleão, 16.
Já Carlo Guaranha, 19, ficou decepcionado. "Achei muito ruim", disse. "Acho um absurdo pagar caro para ouvir playback e ver ele dançando. Não é arte", afirmou o estudante, que ainda reclamou que a organização teria começado o show antes do horário anunciado, fazendo com que muitas pessoas perdessem algumas músicas ou a apresentação inteira.
Ficou a impressão de que Brown poderia ter cantado mais e dançado menos, pois o grande momento de animação da noite veio nas músicas finais, exatamente quando ele preteriu da ajuda de seus dançarinos.
Confira o set lista do show de Porto Alegre:
Intro
Wall to Wall
Gimme That
Ain't No Way
Just Fine
Help Me
Throwed
Run it
MJ
Transform Ya
Yo
No Bull
Man Ain't Me
No Bs
Sex
Take You Down
Kiss Kiss
Drop it Low
Hoha @ me
Crawl
Say Goodbye
With You
No Air
Forever