O Festival de Cinema de Tribeca dá início hoje a sua nona edição em Nova York tingido de verde, graças à estreia mundial da nova sequência da animação "Shrek", o primeiro filme em 3D a participar da mostra.
"Trata-se do 'Shrek' mais divertido de todos, em que o ogro está mais sedutor do que nunca. Há grandes números musicais e uma multidão de referências cinematográficas, por isso que é um filme válido para nós", explicou a produtora Jane Rosenthal, uma das fundadoras do festival junto ao ator Robert de Niro, à Agência Efe.
Shrek é o primeiro filme em 3D a participar do Tribeca, um festival dedicado em grande parte a títulos independente de todo o mundo e no qual costumam se destacar os documentários, mas que, segundo Rosenthal, não pode ficar à margem da revolução que os avanços tecnológicos supõem.
"O objetivo de todo festival é se aproximar dos temas que preocupam a indústria e o 3D é um dos mais importantes, por isso que abrir com um filme assim era algo que queríamos fazer", explicou Rosenthal, que, no entanto, disse que "o futuro de todo o cinema não pode passar pelo 3D, porque o público acabaria se cansando".