O Killers e a cantora Patti Smith ganharam prêmios por sua contribuição à música pop nos Estados Unidos.
A banda de rock levou para casa o prêmio Vanguard pelo impacto em moldar a música norte-americana, enquanto Patti ganhou o prêmio Founders da Sociedade Americana de Compositores, Autores e Editores (ASCAP, em inglês) pelo conjunto da obra.
A sociedade dá prêmios anualmente baseados no número de shows e execução de músicas na rádio dos Estados Unidos, em lojas e outras áreas públicas.
Ao aceitar o prêmio Founders, Patti falou de sua ingenuidade em relação a indústria musical quando ela começou sua carreira em 1975. "Eu achava que você gravava seu disco e era isso. Quando eu recebi meus primeiros cheques, eu disse: 'eu já fui paga por essa música'", ela disse na cerimônia em Hollywood. "Então sou grata nos bons momentos, e fui muito grata em momentos ruins".
A cerimônia --que aconteceu em reconhecimento aos sucessos das paradas de 2008-- também premiou a música "I'm Yours" de Jason Mraz, por ela ter passado o maior número de semanas que uma canção já passou nas paradas norte-americanas naquele ano.
O compositor Dr. Luke --cujo nome verdadeiro é Lukasz Gottwald-- ganhou como Compositor do Ano, após co-escrever cinco dos maiores singles de 2008, incluindo "Hot and Cold" e "I Kissed A Girl", de Katy Perry, "Right Round", de Flo Rida, e "Party In The USA", de Miley Cyrus.