segunda-feira, abril 19, 2010

'Kells' é um longa artístico desenhado à mão.


A mais surpreendente indicação ao Oscar este ano foi para o longa de animação de Tomm Moore, que surgiu do nada -bem, na verdade da Irlanda- para cair na lista dos indicados costumeiros: sucessos da Disney e Pixar, e outros filmes de sucesso medíocre de grandes estúdios. The Secret of Kells não é nada parecido com esses filmes mais populares, com coisas boas e ruins a serem descobertas.

Temática e execução mais maduras são difíceis de encontrar nas animações de Hollywood. Moore retrata a criação lendária do Livro de Kells, uma coleção de evangelhos gloriosamente ilustrados por monges celtas na era medieval. Um jovem garoto chamado Brendan (dublado por Evan McGuire) desobedece seu tio abade (Brendan Gleeson) ao ajudar na coleta de nozes silvestres para criar as tintas brilhantes usadas nos desenhos.
Há um sopro de fantasia com uma fada que guia Brendan pela floresta encantada, uma criatura assustadora em seu caminho e também a realidade de uma horda de vikings do lado de fora dos muros do monastério, pronta para atacar. Mas antes de você pensar que essa é outra versão de Como Treinar Seu Dragão, é bom lembrar que a história de Brendan transcorre sem ganchos de humor ou marketing. A maioria das crianças ficará temporariamente maravilhada pela animação e acabará entediada pela história.
The Secret of Kells tem de fato um visual extraordinário, usando ilustrações originais como pontos de partida para imagens caleidoscópicas e em movimento, com cada quadro repleto de detalhes. Como os monges medievais, Moore e sua equipe desenharam o filme a mão (exceto por alguns floreios de computação gráfica). Com isso em mente, a experiência sensorial se torna ainda mais extraordinária.
Contudo, a técnica clássica do filme nesta era de animações computadorizadas em 3-D rapidamente perde a graça. A reverência de Moore ao tema religioso é merecida, mas realmente pesa na narrativa. The Secret of Kells é um filme sobre um livro de ilustrações e praticamente se torna um.
The Secret of Kells
Sem classificação, o acompanhamento dos pais é provavelmente recomendado
Duração: 75 minutos