A cantora Katy Perry foi buscar inspiração em nomes como ABBA e The Cardigans para seu segundo disco, que deve ser lançado no verão norte-americano (entre junho e setembro).
Perry entregou ao compositor Lukasz "Dr. Luke" Gottwald --com quem já trabalhou no disco de estreia "One of The Boys"-- uma compilação com músicas dos suecos ABBA e Cardigans, além de "um monte de coisas dos anos 90" que a influenciaram, para que pudessem compor canções para fazer as pessoas dançarem.
Em entrevista ao site hitfix.com, a cantora declarou: "O disco novo terá um direcionamento mais dançante. Quando saí em turnê, senti que faltavam músicas para fazer as pessoas irem para cima e para baixo. Eu amo a sensação quando todos estão pulando juntos", disse a cantora.
Dr. Luke --que escreveu com Perry seis faixas para o disco novo, ainda sem título, disse: "Eu ouvi tudo, peguei a ideia do que ela estava fazendo, tentei bolar algumas coisas e começamos a escrever juntos."
Apesar de Katy Perry saber que tipo de som queria para o disco, foi trabalhoso para a dupla conseguir chegar a uma seleção que deixasse ambos satisfeitos.
"Nós trabalhamos em Santa Barbara e Los Angeles", disse Perry. "Eu contava a todo mundo que tinha muitas jóias, mas não tinha a coroa. Quando finalmente encontrei a coroa, as jóias passaram a fazer sentido", afirmou sobre as canções.