sábado, abril 24, 2010

Fãs lotam show de despedida do Simply Red no Rio.


A banda Simply Red surgiu em 1984 na Inglaterra através da inspiração que o vocalista Mick Hucknall teve depois de assistir um show dos Sex Pistols em Manchester, em 1976. 25 anos de carreira e 12 albuns, tem como influências o R&B, Jazz, Reggae e Soul, todas muito presente em todos esses anos de existência da banda, que além da voz inconfundível de Mick Hucknall, sempre contou com grandes músicos em sua formação, em qualquer fase, e já contou até com o brasileiro Heitor Pereira, no melhor momento do Simply Red.


Em 2009 Hucknall anunciou que aquela seria a turnê de despedida deles, para que ele possa continuar em carreira solo, apesar de os músicos que acompanham o vocalista durante a "Farewell Tour" serem outros completamente diferentes dos que compunham a formação original do Simply Red. Sem mudar muito seu estilo, Mick Hucknall e banda apresentaram um show consistente e recheado de "clássicos". A banda como sempre conta com sopros, bateria, guitarra (Kenji Suzuki, um dos poucos remanescentes), baixo e piano. Dos antigos apenas Suzuki e Ian Kirham (sax) acompanham Hucknall.

Com apenas 15 minutos de atraso, as luzes do Citibank Hall se apagaram e a casa lotada recebeu o Simply Red como se fosse a primeira vez. "Out On the Range", uma canção mais recente, abriu o show mas logo em seguida "Your Mirror" deixou claro ao público que aquela seria uma noite de sucessos em um delicioso passeio pelos 25 anos da banda.

"To Be With You" e "Thrill Me" foram os aperitivos oferecidos por Hucknall a platéia, chegando ao ponto alto da noite quando "For Your Babies", "Holding Back the Years"e "Stars" foram tocadas. O baixo de Steve Lewinson, que acompanha a banda desde 1998, é a presença mais marcante depois da voz de Hucknall. É ele quem marca o ritmo e é marca registrada do Simply Red desde o príncipio, mostrando que a banda pode ter modernizado seu som, mas a influência do soul sempre foi mais forte.

A força do baixo de Lewinson entra em perfeita harmonia com a voz de Hucknall quando o vocalista volta aos sucessos do início com "Come To My Aid", "The Right Thing" e "More". A banda sai do palco e volta para o primeiro bis ao som de uma batida que lembra o samba brasileiro, "Fairground" do album "Life" (de 1998) invade o Citibank Hall seguida de "Money`s Too Tight To Mention" para o delírio do público.

"Something Got Me Started" marca o fim do primeiro bis, mas logo Hucknall retorna com mais uma canção. Em um dos poucos momentos em que conversou com a platéia agradeceu pelos 25 anos de carinho que o público sempre lhe deu, pegou uma bandeira do Brasil e cantou a última música do show "If You Don`t Know Me By Now", acompanhado por uma platéia emocionada, que aguentava mais duas horas de show.

Após uma hora e meia de show o Simply Red se despediu da platéia carioca, agradecendo mais uma vez pelo carinho durante todos esses anos de carreira. Entre os que iam embora os comentários sobre as músicas que fizeram falta, o que com certeza iria acontecer, porque apesar de contar com apenas 12 albuns nesses 25 anos (dois deles são coletâneas), o Simply Red conta com praticamente albuns inteiros de canções que viraram hits, principalmente os primeiros. A turnê de despedida continua pela América Latina e já tem data marcada para terminar, 19 de dezembro na famosa Arena O2 em Londres. Mas com certeza logo, logo Hucknall aparece por aqui com a turnê de sua carreira solo.

Set List:
Out On the Range
Your Mirror
Mellow My Mind
Enough
Heaven
To Be With You
Thrill Me
Fake
Oh! What a Girl!For Your Babies
Holding Back the Years
Stars
Come to my aid
The Right Thing
Sunrise
More

Bis 1:
Fairground
Money`s Too Tight To Mentio
Something Got Me Started

Bis 2:
Ain That a Lot of Love
If You Don`t Know Me By Now