quarta-feira, abril 21, 2010

Deixou Saudades.

Sai de Baixo

O programa foi idealizado por Luís Gustavo e Daniel Filho, que tinha a idéia de fazer um programa gravado em um teatro, com platéia,mas diferente do programa Família Trapo. O nome inicial era Amigos, Amigos. O roteiro foi oferecido ao SBT, que rejeitou o programa. Depois, o programa foi aceito pela Rede Globo, que lhe deu a difícil tarefa de ganhar do Topa Tudo por Dinheiro, sendo exibido nos domingos às 22h, após o Fantástico.


Na sua estréia, o programa conseguiu chegar a 20 pontos de ibope, e liderar o horário. À medida que o tempo passava, o programa aumentava a sua audiência que chegava a picos de 52 pontos, um recorde para o horário.

No 2º ano, com a saída de Cláudia Jimenez e a estréia fracassada da atriz Ilana Kaplan, que saiu após apenas 4 semanas, o programa perdeu audiência. A volta ao auge aconteceria na estréia da 3ª temporada, com o episódio Toma que o Filme é Teu, gravado ao vivo e com grande sucesso, e continuou na 4ª temporada.

Em 2000, com a 5ª temporada, foi anunciado que seria o último ano do programa, já que muitas vezes empatava ou perdia para o SBT. Nesse ano, estreou na grade global o reality show No Limite, que começou a ser exibido antes do Sai de Baixo. O programa foi um grande sucesso, conquistando médias de 50 pontos, com picos de até 58. Isso ajudou o Sai de Biaxo a recuperar a audiência, que aumentou de 20, no início do ano, a 34, com a ajuda de No Limite. Quando o reality terminou, a média caiu para 26 pontos, o suficiente para evitar o cancelamento da série.

Na 6ª temporada, o programa sofreu com a queda de audiência e as mudanças freqüentes de horário. Com isso, o programa foi retirado do ar para dar lugar à nova temporada de No Limite. A 7ª temporada estreou no dia de Natal, às 0h30, competindo com o fenômeno Casa dos Artistas, com média de apenas 12 pontos, que aumentou à medida que a temporada passava. Terminou no dia 31 de março de 2002, exatamente 6 anos depois de seu início, com média de 19 pontos.

Enredo Caco Antibes e a esposa Magda viviam numa mansão nos jardins, gozando de todo o luxo de uma vida rica. Cassandra, mãe de Magda, foi morar com eles depois da morte de seu marido, o Brigadeiro Salão. Até que um dia, a Receita Federal fez uma auditoria nas contas pessoais de Caco, descobrindo inúmeras maracutaias e falcatruas. Com isso, Caco foi despejado da mansão junto com a esposa e a sogra, tendo todos os seus bens confiscados. Resumindo: ficou na mais completa miséria. Por isso, os três se viram sem opção a não ser procurar moradia no apartamento do irmão de Cassandra, Vanderlei Mathias, mais conhecido como Vavá. Mas Vavá não gosta da idéia, uma vez que considera sua família desabrigada um "bando de loucos irresponsáveis". No entanto, obrigado moralmente a recebê-los, Vavá, sua empregada e fiel escudeira Edileuza e o namorado desta, o porteiro Ribamar, fazem de tudo para tornar a vida de seus hóspedes indesejáveis um inferno.

No entanto, quem passa a viver um inferno é Vavá, pois sua família não tem o menor problema em se recusar a ajudar nas despesas da casa procurando emprego. Ao contrário, para evitar o trabalho, o malandro Caco sempre surge com idéias mirabolantes de ganhar dinheiro fácil, seja de que maneira for, enquanto vive às turras com a sogra Cassandra e aturando as burrices da esposa Magda.

Elenco
Miguel Falabella - Caco Antibes / Dona Caca
Marisa Orth - Magda Salão Antibes
Aracy Balabanian - Cassandra Mathias Salão
Luís Gustavo - Vavá (Vanderley Mathias)
Cláudia Jimenez - Edileuza (1996)
Tom Cavalcante - Ribamar (1996-1999)
Ilana Kaplan - Lucinete (1997)
Marcia Cabrita - Neide Aparecida (1997-2000)
Lucas Hornos - Caquinho (1999-2000)
Cláudia Rodrigues - Sirene (2000-2002)
Ary Fontoura - Pereira (2000)
Luiz Carlos Tourinho - Ataíde (2000-2002)