O Cinesesc (centro de São Paulo) apresenta as principais produções de 2009, com o 36º Festival Sesc Melhores Filmes 2010. A seleção dos 36 filmes --20 internacionais e 16 nacionais-- foi feita por críticos e pelo público.
A programação contempla desde "blockbusters", como "Avatar" e o fenômeno "teen" "Lua Nova", a "cults" como o romeno "Polícia, Adjetivo", passando pela fofíssima animação "Up - Altas Aventuras".
A melhor parte da história é o preço: R$ 4, a sessão. Há ainda a opção de comprar o passaporte, que dá direito a assistir a 15 filmes por R$ 40 --quase o preço de dois ingressos em salas tradicionais.
Entre os destaques desta semana, figura "Amantes", de James Gray, com Gwyneth Paltrow, Isabella Rossellini e Joaquin Phoenix (impecável) --ele jura que foi seu último filme como ator. O longa aborda a crueldade dos relacionamentos humanos, com elegância e sem pieguices.
Vale conferir ainda a ótima produção alemã "A Onda", de Dennis Gansel, em que um professor de ensino médio, interpretado por Jürgen Vogel, um dos melhores atores alemães, propõe uma experiência com o objetivo de explicar a seus alunos como um governo totalitário funciona.