quarta-feira, abril 21, 2010

Baú das Séries.

Com vocês, Blossom.


Exibida pelo canal americano NBC, entre 1991 e 1995, Blossom era uma sitcom que fazia dobradinha com The Fresh Prince of Bel-Air, cujo super-astro hoje em dia, Will Smith, fazia algumas participações. Mas a verdade é que em 1991 eu tinha um ano de idade e ainda nem sonhava em ter tv a cabo, e acho que grande parte do páis também, então realmente fui me apaixonar pela série quando em 1997 o SBT fez sua estréia.

A série narrava a vida da adolescente Blossom Russo, uma garota que convive com seu pai e dois irmãos, após sua mãe abandonar a família para perseguir o sonho de ser cantora em Paris. Por ser criada apenas por homens, Blossom dividia suas confidências, crises e chapéus com sua melhor amiga, Six.

Quem acha que foram Lorelai e Rory Gilmore que inventaram essa moda de falar o máximo possível de palavras que o fôlego permite não conheceu Six. Durante as cinco temporadas que o programa durou era comum a abordagem de temas mais sérios, como a dependência de drogas de Anthony ou assuntos recorrentes na vida de qualquer jovem, como a primeira relação sexual.

Característica essa da série que fez com que críticos e telespectadores mais exigentes a considerassem como uma comédiazinha cheia de lições de moral. E é verdade. Mas também não é verdade de que assim é adolescência, crescemos ouvindo conselhos e lições de nossos pais, para termos que errar e só assim aprendermos? Mesmo soando um pouco datada nos dias de hoje, Blossom retrata uma época em que não éramos tão cínicos a ponto de achar que qualquer final feliz, qualquer mensagem amigável que recebíamos era um clichê hediondo.
O elenco da série praticamente sumiu por completo nos dias de hoje, e acho que a última vez que a Mayim Bialik, que interpretava magistralmente a personagem título foi vista foi aparecendo como si mesma em um episódio de Fat Actrees, mas isso não importa. Não importa quantos anos passem, pelo menos para a nossa geração, sempre lembraremos da garota esquisita dançando na abertura.



Veja aqui, a abertura da serie.