segunda-feira, abril 12, 2010

"Avatar 2" levará pelo menos três anos, diz Cameron

O cineasta James Cameron levou 15 anos para pensar e realizar o conceito do mundo de Pandora, uma floresta fluorescente que pertence aos aliens azuis chamados Na´vis, protagonistas do filme "Avatar".
Com o sucesso estrondoso do longa, o mais rentável da história do cinema, fica a pergunta: quanto tempo o público terá que aguardar para a sequência?
"Provavelmente será um mínimo de três anos", disse Cameron para um pequeno grupo de jornalistas no domingo, em sua passagem por São Paulo para lançar o DVD de "Avatar".
"O primeiro filme levou quatro anos e meio [para ser rodado], mas grande parte disso foi para desenhar esse novo mundo. Agora o processo pode ser mais curto, só filmar e finalizar o efeitos, no mínimo dois anos e meio, três anos."

Cameron disse que já está trabalhando na história de "Avatar 2" e, na sequência, começa o roteiro. "Mas, francamente, ainda estamos conversando com a 20th Fox, negociando o acordo, porque você precisa ter o acordo antes de escrever."
Apesar de todo o aparato tecnológico que fez com que "Avatar" fosse considerado o filme mais caro da história, feito com estimados US$ 300 milhões, Cameron afirma que o mais importante é ter um bom roteiro e um bom elenco.
"As pessoas sempre perguntam sobre as partes técnicas de fazer o filme, a fotografia, o CG [sigla para ´gerado por computador´]. Mas isso tudo é detalhe se comparado à importância da história e do elenco", disse o diretor canadense de 55 anos.
Ele adiantou que os Na´vis continuam vivos, assim como outros personagens humanos do filme. Haverá novos ambientes, como o oceano.
"Vamos criar novos personagens, será uma mistura do que você já conhece com uma configuração diferente", disse. "O que faz uma boa sequência é uma combinação de familiaridade e surpresa."